16 de dezembro de 2008

Ganhe Dinheiro com seu Blog

Ganhar dinheiro diretamente com internet nunca foi muito fácil, nem nos tempos da Bolha. Colocar banners em sites também era visto como algo amador, em geral colocava-se um banner de uma empresa de um amigo, de graça, sonhando atrair anunciantes. QUANDO estes vinham, ninguém sabia quanto cobrar.

O Google (sempre eles) mudou isso. Com o AdSense todo o trabalho foi tirado da mão do dono do site, a gente só tem que produzir conteúdo e ver o dinheiro pingar. Claro, se seu site tem uma enorme audiência e conteúdo de qualidade (não é o caso aqui) vai se surpreender. Veja no resto da matéria como se associar ao AdSense e faturar uns caraminguás bem legais…

Desmistificando

Primeiro de tudo: Se você tem um site com oito visitas / mês falando de hábitos reprodutivos de microbactérias em vidros de remédio, esqueça. A relação clique / visita de um anúncio na web é baixa. Sejamos realistas, ninguém clica em anúncios. Só se o conteúdo for muito relevante, a fase da lua ajudar, o terceiro olho do usuário estiver alinhado com Meca, e for sexta-feira.

Você não vai ficar rico com isso aqui, a não ser que seja o pessoal do Gizmodo, do Fark, do Slashdot. Fora isso, dá pra viver.

Uma amiga tem um blog razoavelmente popular. Insisti para que ela colocasse o link do AdSense. Ela colocou um banner modesto. Resultado? Em 20 dias já tinha coberto o custo da hospedagem. SIMPLES ASSIM. Entendeu? O blog JÁ SE PAGA! E ela nem investe muito em atualização de conteúdo. Qual o segredo?

Anúncios na web não são Campo dos Sonhos, não é “construa e eles virão”. Você precisa de duas coisas para ganhar uns trocados com o Google:

  1. Conteúdo Especializado
  2. Anúncios pertinentes

Vamos estudá-los:

Conteúdo Especializado

Só isso. Simples, não? Não. Não é simples. Um blog genérico como este aqui atrái gente de tudo que é tipo, mas tem pouco retorno. Ninguém volta pra ver o que há de novo, uma notícia pode ser muito interessante para alguém, mas se é só uma entre 15 desinteressantes, não há motivo para guardar o link do site.

Escolha um tema, trabalhe em cima dele, crie conteúdo ao invés de ficar repassando notícias de terceiros o tempo todo. Construa uma audiência qualificada. ISSO garante retorno.

No tema, lembre-se que você pode almejar Fortuna e Glória (tm Indiana Jones) mas só terá os dois se a sua platéia tiver um pouquinho de Dim-Dim, do contrário fica-se só com a Glória, o que não ajuda quando o Seu Barriga vem cobrar o aluguel no final do mês. Sites como o Cocadaboa e o Morroida, com visitações altíssimas não conseguem grandes coisas em publicidade, justamente por falarem para um público que vive de mesada.

Review de Jatinhos Executivos também não é um bom tema. Por mais que seja uma audiência qualificada e com bala na agulha, não é exatamente um Maracanã.

Ache um meio-termo, algeme-se a ele e não desvie, por mais que seja tentador. Isso aumentará muito a relação clique/visita.

Anúncios Pertinentes

No tempo em que os banners eram manuais, pouco importava o quê havia na página, de onde o usuário vinha, sequer o idioma utilizado. Um sujeito na Miserábia Setentrional usando um link TCP/IP via pombos-correio veria os mesmos banners da Madonna acessando de New York. Isso significava que pra 90% do público, seu banner era apenas lixo.

O Google modificou isso. O AdSense não só analisa o conteúdo da sua página (dinamicamente) como ainda analisa a origem do visitante. Uma página falando sobre Palms irá mostrar um anúncio relacionado a PDAs, bem como, se possível, um anúncio relacionado geograficamente com o visitante.

Outro dia estava em Campinas, entrei no meu site do micro de um amigo. Não só apareceram anúncios relevantes, como vários anúncios de empresas da região. ISSO é diferenciação.

Modus Operandi

O conceito do AdSense é tornar o anúncio parte pouco saliente de seu site. Os anúncios de texto (meus preferidos) são pequenos, não levam horas para baixar e não são intrusivos. O Google fez uma excelente escolha ao não utilizar Flash e outras porqueiras que só servem para desviar sua atenção. Aqueles horríveis POP-UP também não são kosher para o Google. MUITO MENOS DHTMLs que abrem imagens na sua cara, tampam o conteúdo e exigem cliques.

No site do AdSense existe um monte de exemplos de posicionamento de anúncios. É possível alterar detalhes como cor, borda, fundo e compatibilizar o anúncio com seu site. É possível filtrar empresas concorrentes, escolher linguagem, tudo.

Os passos para se associar ao AdSense e colocá-lo funcionando são simples:

1 - Preencher o Cadastro, indicando seu site
2 - Aguardar aprovação do site (alguns conteúdos não são permitidos)
3 - Configurar cores, escolher formatos e copiar o HTML fornecido
4 - Colocar o código no seu site, na posição escolhida
5 - Acompanhar os relatórios quase real-time de cliques

O Google envia o dinheiro em cheques para o mundo inteiro. O volume inicial é de US$100, mas você pode pedir que o dinheiro seja retido até alcançar quantia maior. Isso é útil no Brasil, descontar cheques em dólar é bem caro aqui.

Sua única obrigação como mídia é evitar conteúdo questionável, proibido ou de baixo nível. Do contrário só verá anúncios institucionais que não rendem nada. Se quer um exemplo, clique nas minhas páginas de conteúdo questionável, proibido ou de baixo nível.

Inscrição

A inscrição do AdSense é gratuita, pode ser feita através de um banner de indicação. Para saber mais, se inscrever e começar a faturar uns caraminguás. clique no botão “Este site é Rentabilizado pelo AdSense”, no canto inferior esquerdo desta página, junto dos contadores, lá no finzinho.



___________________________JABA_____________________________





____________________________________________________________

Compartilhe, mas não pirateie! =]

mail-me

Deixe seu blog no topo das buscas do Google



A Revista Info de setembro publicou uma matéria que lhe indica alguns programas de SEO para levantar seu site nas pesquisas dos sistemas de buscas, dentre eles, citarei aqui os que são de grátis.



Web CEO Free Edition 6.5



O Web CEO é uma ferramente prática para obter informações sobre um site e sua classificação nos mecanismos de pesquisa. Quase todas as suas funções funcionam em um sistema de passo a passo, com cada atividade definida em uma aba na janela do programa. Um destaque do software é o recurso que analisa um site e seus concorrentes.


Good Keywords



Como o nome indica, o objetivo do Good Keywords é ajudar a encontrar as melhores palavras-chaves para utilizar no site, de forma a melhorar sua posição nos sistes de busca. Para começar, é possível teclar uma palavra-chave principal, que defina o tópico do site, e obter sugestões de outras palavras, relacionadas e buscadas em conunto constantemente. O programa também analisa uma página existente, mostrando as palavras mais repetidas, além de mostrar o ranking de vários sites, usando informações do Google e do site Alexa.



FreeMonitor for Google



Quer ficar de olho na posição do seu site no Google? O Freemonitor serve justamente para isso. basta cadastrar uma lista de palavras-chave para que sejam mostrados os principais sites de que usam esses termos. O programa é uma boa opção para verificar se os esforços de melhorar o posicionamente do site estão funcionado. Há opçõa no Freemonitor para privilegiar os resultados em um país escolhido, para minimizar o número de URLs avaliadas e evitar a comparação com sites americanos.



SEO for Firefox



Esta extensão para o Firefox traz vários utilitários que ajudam a verificar o posicionamento de uma página. Para começar, modifica o resultado das buscas do Google, de forma que estas mostrem vários dados, como número de links para a página listada, ranking e citações na Wikipedia. Estes dados ficam em uma linha de texto a mais, abaixo de cada site resultante da busca.


Créditos: DCarbono




___________________________JABA_____________________________




____________________________________________________________

Compartilhe, mas não pirateie! =]

mail-me

Apareça no Google!!! Seja achado nos sites de busca!!!


Antes de escolher qualquer título para suas postagens, lembre-se de que o Google dá grande importância as palavras-chaves contidas neles, para selecionar os resultados de uma busca. Assim, de nada adianta escrever sobre turismo e colocar um título poético mas pouco explicativo, como 'Seja um cidadão do mundo'. O interessante para se destacar entre os resultados de busca é criar títulos que contenham as palavras que provavelmente as pessoas digitarão para chegar ao seu conteúdo. Não adianta publicar um post sobre como colocar um menu no blog e intitular 'Faça você mesmo'. Um título como esse não diz nada ao Google e obviamente não tem nada a ver com o que as pessoas digitam para conseguir tal resultado.

Outro detalhe importante é evitar acentuação e determinados caracteres . Por que isso? Por que eles acabam sendo suprimidos, o que desconfigura completamente o título original. Um exemplo?





Vê? Você pode acabar sendo encontrado pelos motivos errados....

Mas como resolver este problema sem deixar seus títulos sem acentuação? Primeiro publique seu post com o título sem acentuações e pontuações. Depois de publicá-lo, vá em Editar postagens, corrija e publique novamente. Apenas o primeiro aparecerá nos sites de busca .

Um bom exemplo de como trabalhar o título para ser melhor indexado sem que se desconfigure com caracteres ou que seja cortado é o deste post. Um título enorme, com vírgula e aspas, mas que originalmente é curto e objetivo (passe o mouse sobre e veja na barra de status).

Muito blogueiro se vale da importância do título na seleção dos sites de busca e acabam forçando a barra, usando palavras-chaves que costumam atrair muitos paraquedistas, mas que nada tem a ver com o conteúdo da postagem. Para quem não se preocupa com os leitores que cativa e deseja apenas ganhar uns cliques à mais, esta tem sido a saída, nada recomendável aliás, pois acaba frustrando o leitor de qualquer maneira, seja ele paraquedista ou não.

Então é isso: capriche nos títulos, não coloque acentos nem pontuações e edite depois para que seus leitores não pensem que você tem problemas com a ortografia. 




___________________________JABA_____________________________






____________________________________________________________

Compartilhe, mas não pirateie! =]

mail-me

Powered By Blogger